Blog M.A

Nos últimos anos, as micro e pequenas empresas cresceram exponencialmente no Brasil. Conforme dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), só no ano passado foram abertas mais de 626.000 novos CNPJs. Com base nesse cenário, o artigo de hoje vai trazer dicas de como administrar o seu negócio de forma eficiente, visando a sustentabilidade da sua empresa e, consequentemente, seu crescimento.

 

1. Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é o primeiro passo para que um negócio consiga alcançar os objetivos propostos. É com ele que a empresa irá roteirizar o caminho que a organização irá seguir, até atingir as metas estabelecidas. Após realizar o planejamento estratégico, o próximo passo é desenvolver um plano de ação elencando atividades, responsáveis, prazos e recursos para que a empresa possa atingir os objetivos propostos.

 

2. Foco no cliente

Não há pessoas melhores do que seus clientes para dizer se sua empresa está atingindo as expectativas do seu público-alvo. Por isso, fique sempre atento às avaliações de seus consumidores nos canais digitais da empresa e busque, periodicamente, realizar pesquisas de satisfação para poder mapear os pontos de melhoria que devem ser realizados.

 

3. Foco na melhoria contínua

Muitas empresas, por comodidade, ficam paradas no tempo e não acompanham os movimentos do mercado. Por isso, é sempre importante estar atento às transformações do seu público-alvo e concorrentes, por exemplo, visando sempre inovar em produtos e/ou serviços para que sua marca tenha destaque no mercado.

 

4. Comunicação e marketing

Investir em comunicação e marketing é imprescindível para que o seu negócio tenha mais visibilidade em relação aos concorrentes. Ter sua marca nas redes sociais, criando conteúdos relevantes para o público-alvo é extremamente importante no momento em que vivemos, onde milhões de brasileiros passam horas conectados.

 

5. Planejamento financeiro

Por último, mas não menos importante, ter um planejamento financeiro é o que garante que sua empresa não fique endividada ou, na pior das hipóteses, venha à falência. Por isso, fazer projeções de receitas e despesas, não misturar suas finanças pessoais com as da empresa, controlar suas contas a receber e a pagar, além de definir custos e preços de seus produtos ou serviços são algumas práticas para que sua empresa tenha uma melhor saúde financeira.

 

E se você quiser se aperfeiçoar e levar as melhores soluções para seus clientes, a MATV Sul conta com treinamentos presenciais e on-line periódicos para você aprimorar seus serviços e captar mais clientes. Clique aqui e faça o seu cadastro.

 

COMPARTILHAR